A submissão dos trabalhos acadêmicos e científicos poderá ser feita nas seguintes categorias: Comunicação Oral, Minicurso e Pôster. Sendo assim, cada participante deverá atender às regras específicas determinadas para a categoria.
Eixos Temáticos
- Análise Funcional e EDP
- Ciência de Dados
- Ensino de Matemática
- Formação de Professores na Educação Básica
- Geometria Diferencial e Topologia
- Métodos Estocásticos e Estatísticos
- Modelagem Computacional
- Mulheres nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
- Otimização
- Processamento de Imagens
- Processamento de Sinais
- Sistemas Dinâmicos
- Teoria de Controle e Aplicações
- Matemática Aplicada a Física
Regras para as Comunicações Orais
Para esta categoria, os trabalhos deverão obedecer ao formato de artigo. Cada artigo poderá ter até três autores. Em caso de trabalhos orientados por um professor, o nome do mesmo constará no artigo, dentro do limite de três autores.
a) Para garantir o anonimato do(s) autor(es) do(s) artigo(s) no processo de avaliação, faz-se necessária a não identificação do artigo no documento a ser submetido ao parecer da comissão científica. A identificação será feita em arquivo específico;
b) O artigo terá, no mínimo, 6 (seis) páginas e, no máximo, 8 (oito) (incluindo, neste total de páginas, o resumo e referências bibliográficas. Os artigos deverão ser precedidos por um resumo em português, em corpo 11 seguido de 3 palavras-chaves;
c) O resumo deve ser justificado a 5 centímetros da margem esquerda, em fonte 10, com espaçamento simples, contendo até 700 caracteres com espaço, incluindo palavras-chave. O resumo deve ser apresentado em português e em inglês, francês ou espanhol, sem parágrafos, seguido das respectivas palavras-chave (Keywords);
d) O título principal deverá ser centralizado, em maiúsculas e em negrito. Os títulos secundários, apenas com a inicial em maiúscula e em negrito;
e) Na segunda linha depois do título, nome completo do(s) /a(s) autor(es)/a(s), alinhado à direita e seguido do nome da instituição de filiação e e-mail;
f) Indicação do Eixo Temático;
g) Fonte Times New Roman, corpo 12, folhas A4, com espaçamento entre os caracteres, justificado, margens superior e esquerda em 3 cm, e inferior e direita em 2 cm, espaço 1,5 entre linhas do texto. Uso de itálicos para termos estrangeiros. Uso de negrito para os títulos de livros e periódicos;
h) Citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes indicações: sobrenome do autor (em CAIXA ALTA; vírgula; data de publicação; abreviatura de página (p.) e o número desta.;
i) Para as citações formais com mais de três linhas, fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, parágrafo próprio, com avanço separado por espaço duplo. Nessa hipótese, dispensam-se as aspas. As citações formais de até três linhas devem integrar o corpo do texto e serão marcadas por aspas;
j) Notas explicativas deverão ser colocadas no rodapé, com corpo 10 e numeradas. Caso ocorra indicação bibliográfica na nota explicativa, será feita entre parênteses, ao lado do nome do autor citado, no final da citação ou no final da explicação;
k) Referências bibliográficas deverão ser colocadas no fim do texto e conterão todas as obras nele citadas, em ordem alfabética, sem numeração, segundo as normas da ABNT.
IMPORTANTE: Os participantes que elaborarem seus trabalhos no WORD devem ser submetê-los em formato doc ou docx, e quem utilizar o template LATEX, submeta-os em formado PDF.
É importante ressaltar que a comissão científica, responsável pela avaliação dos trabalhos, não terá acesso aos nomes dos autores dos trabalhos, porém, ratificando a informação anterior, o arquivo em WORD que será anexado no ato da submissão, precisa vir com os nomes dos autores (incluindo coautores e orientadores), visto que serão necessários para a composição dos anais.
Período de submissão dos resumos: 9/9/2024 até 13/10/2024 20/10/2024
IMPORTANTE – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD)
Com o objetivo de adequar as publicações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que visa proteger os direitos de liberdade e de privacidade, criando normas a serem seguidas por empresas e governos para a coleta e o tratamento de dados pessoais e de dados sensíveis, na elaboração do seu artigo para submissão, lembre-se de identificar embaixo das imagens da obra a fonte da ilustração (de onde foi retirada a imagem, principalmente aquelas que possuem pessoas).
Existem diversos sites que disponibilizam fotos com permissão de uso das imagens e as permissões são descritas no site (se são de domínio público ou com Creative – CC BY – entre outras permissões que o próprio site coloca). Sendo assim, é imprescindível identificar de qual site, autor, ano e se as imagens têm permissão de serem utilizadas.
Observação: Captura de tela do YouTube não é autoria.
O fato de a fotografia estar acessível mediante pesquisa em mecanismo de busca disponibilizado na internet não priva seu autor dos direitos assegurados pela legislação de regência, tampouco autoriza a presunção de que ela esteja em domínio público, haja vista tais circunstâncias não consubstanciarem exceções previstas na lei.
Exemplo:
Fonte: Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi ao relatar um processo sobre uso da imagem disponível na Internet em março de 2020.
Informamos que a não identificação correta das imagens acarretará em suas exclusões do artigo ou o texo analisado não será inserido no trabalho que comporá os anais do evento.
Templates Oficiais do Evento
Artes do Evento para Download
Visando a padronização das artes do evento, sem que haja distorção do material, ou seja, que seja esticado a ponto de perder sua estética e harmonia visual, e, tendo em vista que muitos participantes não fazem uso do Power Point para suas apresentações, e sim do Canva, Prezi, entre outras plataformas disponíveis, a Comissão Organizadora disponibiliza, as artes originais que podem ser utilizadas para a formatação dos slides que serão utilizados pelo participante no dia a apresentação.
Cor Verde:
RGB: R – 52 | G – 94 | B – 52
Código Hex: #345E34
Cor Amarela:
RGB: R – 234 | G – 189 | B – 62
Código Hex: #EABD3E
Cor Cinza Claro:
RGB: R – 230 | G – 230 | B – 230
Código Hex: #E6E6E6
Cor Branca:
RGB: R – 254 | G – 254 | B – 254
Código Hex: #FEFEFE
Regras para Pôsteres
Os pôsteres devem apresentar relatos de experiência ou projetos de pesquisa ou extensão, concluídos ou em desenvolvimento. Cada Pôster deve se vincular a um dos Eixos Temáticos do evento.
O texto do Pôster deverá ter formato de artigo, com introdução (onde será descrito o problema de pesquisa, sua hipótese, se necessário, e justificativa), Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências, estruturado de 3 (três) a 5 (cinco) páginas, incluindo as referências bibliográficas. A digitação e a formatação do texto devem ter as seguintes orientações:
- O resumo do Pôster deve conter entre 100 a 250 palavras, em espaço simples, apresentando, no final, três palavras-chave.
- A fonte a ser usada é a Times New Roman, em tamanho 10.
O artigo do Pôster deverá seguir as instruções aqui descritas:
- Programa: WORD ou LATEX;
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (corpo);
- Papel tamanho A4;
- Margem superior e esquerda com 2 cm;
- Margem inferior e direita com 3 cm;
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
- Espaçamento entre parágrafos: nenhum;
- Alinhamento: justificado;
- Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de três (3), máximo de 5 (cinco) páginas;
- Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado.
Referências e anexos:
- As Citações e Referências devem seguir as normas da ABNT NBR:1020 e NBR:6023 atualizadas;
- Não utilizar notas de rodapé (permitida nota de final de texto);
- As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
- Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias, desenhos etc.) devem vir após as referências, com indicação de fonte (quando for o caso).
IMPORTANTE: Os arquivos que serão submetidos devem estar SOMENTE em formato WORD (.doc ou .docx). Sob hipótese alguma, envie o arquivo em PDF.
Período de submissão dos pôsteres: 9/9/2024 até 13/10/2024 20/10/2024
Normas para confecção do Pôster (lona/banner)
O Pôster deverá ser impresso em lona, com tamanho de 1,20 m de altura X 0,90 m de largura, e deverá conter:
- Título centralizado com letras maiúsculas e em negrito (Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 72);
- Identificação dos autores centralizados, seguidos das respectivas instituições (Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 36);
- Introdução com problema, objetivos e metodologia; (Títulos – Fonte: Arial ou Times New Roman. Negrito. Tamanho: 30 / Texto – Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 30);
- Discussão dos resultados; (Títulos – Fonte: Arial ou Times New Roman. Negrito. Tamanho: 30 / Texto – Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 30);
- Considerações Finais; (Títulos – Fonte: Arial ou Times New Roman. Negrito. Tamanho: 30 / Texto – Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 30);
- Referências (Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 30).