Submissão de Trabalhos

A submissão dos trabalhos acadêmicos e científicos poderá ser feita nas seguintes categorias: Comunicação Oral, Minicurso e Pôster. Sendo assim, cada participante deverá atender às regras específicas determinadas para a categoria.

  1. Análise Funcional e EDP
  2. Ciência de Dados
  3. Ensino de Matemática
  4. Formação de Professores na Educação Básica
  5. Geometria Diferencial e Topologia
  6. Métodos Estocásticos e Estatísticos
  7. Modelagem Computacional
  8. Mulheres nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
  9. Otimização
  10. Processamento de Imagens
  11. Processamento de Sinais
  12. Sistemas Dinâmicos
  13. Teoria de Controle e Aplicações
  14. Matemática Aplicada a Física

Para esta categoria, os trabalhos deverão obedecer ao formato de artigo. Cada artigo poderá ter até três autores. Em caso de trabalhos orientados por um professor, o nome do mesmo constará no artigo, dentro do limite de três autores.

a) Para garantir o anonimato do(s) autor(es) do(s) artigo(s) no processo de avaliação, faz-se necessária a não identificação do artigo no documento a ser submetido ao parecer da comissão científica. A identificação será feita em arquivo específico;

b) O artigo terá, no mínimo, 6 (seis) páginas e, no máximo, 8 (oito) (incluindo, neste total de páginas, o resumo e referências bibliográficas. Os artigos deverão ser precedidos por um resumo em português, em corpo 11 seguido de 3 palavras-chaves;

c) O resumo deve ser justificado a 5 centímetros da margem esquerda, em fonte 10, com espaçamento simples, contendo até 700 caracteres com espaço, incluindo palavras-chave. O resumo deve ser apresentado em português e em inglês, francês ou espanhol, sem parágrafos, seguido das respectivas palavras-chave (Keywords);

d) O título principal deverá ser centralizado, em maiúsculas e em negrito. Os títulos secundários, apenas com a inicial em maiúscula e em negrito;

e) Na segunda linha depois do título, nome completo do(s) /a(s) autor(es)/a(s), alinhado à direita e seguido do nome da instituição de filiação e e-mail;

f) Indicação do Eixo Temático;

g) Fonte Times New Roman, corpo 12, folhas A4, com espaçamento entre os caracteres, justificado, margens superior e esquerda em 3 cm, e inferior e direita em 2 cm, espaço 1,5 entre linhas do texto. Uso de itálicos para termos estrangeiros. Uso de negrito para os títulos de livros e periódicos;

h) Citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes indicações: sobrenome do autor (em CAIXA ALTA; vírgula; data de publicação; abreviatura de página (p.) e o número desta.;

i) Para as citações formais com mais de três linhas, fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, parágrafo próprio, com avanço separado por espaço duplo. Nessa hipótese, dispensam-se as aspas. As citações formais de até três linhas devem integrar o corpo do texto e serão marcadas por aspas;

j) Notas explicativas deverão ser colocadas no rodapé, com corpo 10 e numeradas. Caso ocorra indicação bibliográfica na nota explicativa, será feita entre parênteses, ao lado do nome do autor citado, no final da citação ou no final da explicação;

k) Referências bibliográficas deverão ser colocadas no fim do texto e conterão todas as obras nele citadas, em ordem alfabética, sem numeração, segundo as normas da ABNT.

IMPORTANTE: Os participantes que elaborarem seus trabalhos no WORD devem ser submetê-los em formato doc ou docx, e quem utilizar o template LATEX, submeta-os em formado PDF.

É importante ressaltar que a comissão científica, responsável pela avaliação dos trabalhos, não terá acesso aos nomes dos autores dos trabalhos, porém, ratificando a informação anterior, o arquivo em WORD que será anexado no ato da submissão, precisa vir com os nomes dos autores (incluindo coautores e orientadores), visto que serão necessários para a composição dos anais.

Período de submissão dos resumos: 9/9/2024 até 13/10/2024 20/10/2024

Com o objetivo de adequar as publicações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que visa proteger os direitos de liberdade e de privacidade, criando normas a serem seguidas por empresas e governos para a coleta e o tratamento de dados pessoais e de dados sensíveis, na elaboração do seu artigo para submissão, lembre-se de identificar embaixo das imagens da obra a fonte da ilustração (de onde foi retirada a imagem, principalmente aquelas que possuem pessoas).

Existem diversos sites que disponibilizam fotos com permissão de uso das imagens e as permissões são descritas no site (se são de domínio público ou com Creative – CC BY – entre outras permissões que o próprio site coloca). Sendo assim, é imprescindível identificar de qual site, autor, ano e se as imagens têm permissão de serem utilizadas.

Observação: Captura de tela do YouTube não é autoria.

O fato de a fotografia estar acessível mediante pesquisa em mecanismo de busca disponibilizado na internet não priva seu autor dos direitos assegurados pela legislação de regência, tampouco autoriza a presunção de que ela esteja em domínio público, haja vista tais circunstâncias não consubstanciarem exceções previstas na lei.

Exemplo:

Fonte: Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi ao relatar um processo sobre uso da imagem disponível na Internet em março de 2020.

Informamos que a não identificação correta das imagens acarretará em suas exclusões do artigo ou o texo analisado não será inserido no trabalho que comporá os anais do evento.

Templates Oficiais do Evento

Visando a padronização das artes do evento, sem que haja distorção do material, ou seja, que seja esticado a ponto de perder sua estética e harmonia visual, e, tendo em vista que muitos participantes não fazem uso do Power Point para suas apresentações, e sim do Canva, Prezi, entre outras plataformas disponíveis, a Comissão Organizadora disponibiliza, as artes originais que podem ser utilizadas para a formatação dos slides que serão utilizados pelo participante no dia a apresentação.

Cabeçalho 1 – Tam 790 x 102 pixels
Cabeçalho 2 – Tam 1920 x 450
Background Apresentação de Slides (Capa)
Background Apresentação de Slides (Páginas Internas)
Nome do Evento com a data (1682 x 612)
Nome do Evento sem a data (1682 x 441)

Cor Branca:
RGB: R – 254 | G – 254 | B – 254
Código Hex: #FEFEFE

Os pôsteres devem apresentar relatos de experiência ou projetos de pesquisa ou extensão, concluídos ou em desenvolvimento. Cada Pôster deve se vincular a um dos Eixos Temáticos do evento.

O texto do Pôster deverá ter formato de artigo, com introdução (onde será descrito o problema de pesquisa, sua hipótese, se necessário, e justificativa), Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências, estruturado de 3 (três) a 5 (cinco) páginas, incluindo as referências bibliográficas. A digitação e a formatação do texto devem ter as seguintes orientações:

  1. O resumo do Pôster deve conter entre 100 a 250 palavras, em espaço simples, apresentando, no final, três palavras-chave.
  2. A fonte a ser usada é a Times New Roman, em tamanho 10.

O artigo do Pôster deverá seguir as instruções aqui descritas:

  • Programa: WORD ou LATEX;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (corpo);
  • Papel tamanho A4;
  • Margem superior e esquerda com 2 cm;
  • Margem inferior e direita com 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
  • Espaçamento entre parágrafos: nenhum;
  • Alinhamento: justificado;
  • Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de três (3), máximo de 5 (cinco) páginas;
  • Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado.

Referências e anexos:

  • As Citações e Referências devem seguir as normas da ABNT NBR:1020 e NBR:6023 atualizadas;
  • Não utilizar notas de rodapé (permitida nota de final de texto);
  • As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
  • Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias, desenhos etc.) devem vir após as referências, com indicação de fonte (quando for o caso).

IMPORTANTE: Os arquivos que serão submetidos devem estar SOMENTE em formato WORD (.doc ou .docx). Sob hipótese alguma, envie o arquivo em PDF.

Período de submissão dos pôsteres: 9/9/2024 até 13/10/2024 20/10/2024

Normas para confecção do Pôster (lona/banner)

O Pôster deverá ser impresso em lona, com tamanho de 1,20 m de altura X 0,90 m de largura, e deverá conter:

  • Título centralizado com letras maiúsculas e em negrito (Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 72);
  • Identificação dos autores centralizados, seguidos das respectivas instituições (Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 36);
  • Introdução com problema, objetivos e metodologia; (Títulos – Fonte: Arial ou Times New Roman. Negrito. Tamanho: 30 / Texto – Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 30);
  • Discussão dos resultados; (Títulos – Fonte: Arial ou Times New Roman. Negrito. Tamanho: 30 / Texto – Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 30);
  • Considerações Finais; (Títulos – Fonte: Arial ou Times New Roman. Negrito. Tamanho: 30 / Texto – Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 30);
  • Referências (Fonte: Arial ou Times New Roman. Tamanho: 30).